Tenho perda de audição?

Fonte: Imagem - Marck Paton / Unsplash
A perda de audição pode ocorrer em todas as fases da vida, desde o nascimento até a velhice.
O teste que investiga problemas auditivos pode ser realizado desde o nascimento, na triagem auditiva neonatal ou Teste da Orelhinha, que é um exame indolor realizado na maternidade.
Mesmo com a triagem ao nascimento, na infância e adolescência podem acontecer situações que gerem problemas auditivos. Por isso é necessário atenção dos pais e professores na comunicação da criança.
-
A comunicação está ligada a audição.
-
Para identificar alterações na audição, é importante saber o que é esperado da criança em cada fase do desenvolvimento.

Fonte: Adaptado de Ministério da Saúde , 2018
A partir disso, o Ministério da Saúde elaborou um guia com o que é esperado do nascimento até os 18 anos. O documento está disponível para acesso no texto destacado.
O idoso com perda auditiva pode apresentar alguns comportamentos, como:
-
Ouvir, mas não compreender.
-
Aumentar o volume do rádio e TV.
-
Falar alto ou baixo demais.
-
Sentir a sensação de barulho no ouvido e cabeça, como chiado ou zumbido.
-
Tontura.
-
Desequilíbrio.
Essas situações levam a irritação e isolamento social, com risco de depressão. Por isso é necessário a atenção dos familiares e cuidadores.
O adulto com perda de audição, poderá apresentar comportamentos semelhantes:
-
Não compreender.
-
Aumentar o volume do som.
-
Falar alto ou baixo demais.
-
Zumbido.
Como os adultos estão inseridos no mercado de trabalho, o risco de perda de audição pode ser maior. Pois, no local de trabalho pode haver ruídos fortes ou produtos tóxicos para a audição. Por isso, recomenda-se o uso de proteção auditiva e outros Equipamentos de Proteção Individual - EPI sempre que determinado.
O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece atendimento em Saúde Auditiva desde o diagnóstico à reabilitação. Receber cuidados auditivos é um direito garantido, que inclui receber aparelho auditivo, exames de acompanhamento e terapias fonoaudiológicas gratuitas.
Caso perceba alguma alteração na audição, procure é uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicite atendimento com o Otorrinolaringologista e Fonoaudiólogo!