
Fonte: Imagem - Henry Be / Unsplash
Causas
O desenvolvimento de hiperacusia é multifatorial, ou seja, existem vários fatores responsáveis pela condição.
O estilo de vida e os locais frequentados são importantes, pois a exposição prolongada ao ruído, como ouvir música alta e ambiente de trabalho ruidoso, são fatores que levam ao desenvolvimento da hiperacusia. Outro perigo é o choque acústico, que ocorre quando uma pessoa recebe um som muito forte inesperadamente e desenvolvelesões físicas e mentais.
Fatores agravantes para a hiperacusia:
-
Estresse.
-
Falta de sono.
-
Fadiga.
-
Permanência em ambientes com grande concentração de pessoas.
As causas da hiperacusia não são somente pelo contato com som, e podem estar relacionadas a várias condições. Como a enxaqueca, depressão, transtorno do estresse pós-traumático, traumatismo craniano, Transtorno do Espectro Autista, Zumbido, fibromialgia e aneurisma cerebral.
Embora várias condições sejam identificadas como causadoras da hiperacusia, alguns casos são de etiologia desconhecida. É importante ressaltar que a Hiperacusia pode acontecer sem incluir a perda auditiva.
Referências:
TYLER, R. S.; PIENKOWSKI, M.; RONCANCIO, E. R.; et al. A Review of Hyperacusis and Future Directions: Part II. Measurement, Mechanisms, and Treatment. American Journal of Audiology, v. 23, n. 4, p. 420–436, 2014.