
Fonte: Imagem - Centers for Disease Control and Prevention (CDC) / Unsplash
Diagnóstico
Para descobrir se uma pessoa sofre de hiperacusia é realizado um diagnóstico. O processo se dá por meio da investigação detalhada, que irá caracterizar o desconforto auditivo desde as manifestações físicas até as emocionais.
Para isso, utiliza-se o teste “nível de desconforto para sensação de intensidade” (LDL), que identifica em qual intensidade o som passa a ser desconfortável para a pessoa.
Na hiperacusia, existem as reações negativas quando se escuta alguns sons. No entanto, os efeitos dessas reações podem durar além do momento do som. Para avaliar o impacto desses sintomas são utilizados questionários com perguntas que ajudam a compreender os sentimentos de sofrimento e os prejuízos à vida diária do indivíduo.
Essas informações permitem que seja realizado um diagnóstico que diferencie a hiperacusia de distúrbios similares. Junto à essas informações, os dados da história clínica do paciente colaboram para que o profissional finalize o diagnóstico.
No Brasil, a Neurotologia é área do Médico Otorrinolaringologista.
Referências:
GREENBERG, B.; CARLOS, M. Psychometric Properties and Factor Structure of a New Scale to Measure Hyperacusis: Introducing the Inventory of Hyperacusis Symptoms. Ear & Hearing, v. 39, n. 5, p. 1025–1034, 2018.
AAZH, H.; MOORE, B. C. J. Factors related to uncomfortable loudness levels for patients seen in a tinnitus and hyperacusis clinic. International Journal of Audiology, v. 56, n. 10, p. 793–800, 2017.